Tudo que o kit de primeiros socorros do seu barco precisa ter

É imprescindível, para sua segurança e de todos a bordo, que você nunca navegue sem ter um equipamento de segurança adequado no seu barco e, claro, que você saiba como usá-lo.
A prevenção é o melhor remédio, e ter um kit básico de primeiros socorros é altamente recomendado.

primeiros socorros no barco

Embora eles não sejam considerados equipamentos obrigatórios, os navegantes experientes sabem que ter um kit devidamente abastecido a bordo deve ser considerado uma necessidade absoluta. Para falar com propriedade sobre o assunto, trouxemos as recomendações do capitão George Gozdz – membro do Mercury Pro Team – que além de capitão profissional há mais de 15 anos, já foi enfermeiro de pronto-socorro.

Gozdz afirma que sempre é necessário ter um kit básico de primeiros socorros em seu barco, independentemente de onde você vai navegar. Primeiro de tudo, adquira um kit específico para o uso marítimo. A maioria deles é embalada em algum tipo de material resistente à água, o que ajuda a manter os suprimentos essenciais sempre secos e limpos.

Junto com o básico, como curativos, medicamentos simples e compressas frias, também é recomendado que todos os kits de primeiros socorros incluam:

  • Livreto de orientações de primeiros socorros
  • Bandagem elástica
  • Tesoura
  • Gaze
  • Luvas descartáveis sem látex
  • Pomada antibiótica e lenços anti-sépticos
  • Uma barreira respiratória facial (usada durante CPR)
  • Cobertor de emergência
  • Termômetro
  • Pinça

O capitão Gozdz explica que embora a quantidade de itens do kit básico atenda a maioria das necessidades dos navegantes, você deve considerar um cuidado maior quando for navegar longas distâncias, ou seja, quando você for ficar longe da costa, onde o atendimento médico pode demorar mais em caso de emergência. Para esses casos, o recomendado é levar ainda mais curativos e outros itens essenciais, como medicamentos simples.

Primeiros socorros no barco

Já para o caso específico dos pescadores, uma recomendação importante é ter a bordo uma ferramenta capaz de cortar um anzol. Não é incomum os enganchamentos acidentais, e ter cortadores de anzóis ou uma multiferramenta capaz de cortar metal permitirá que você empurre a farpa, corte-a e retire o anzol. 

Vale lembrar que navegar é uma atividade muito segura – as estatísticas mostram que é muito mais seguro pilotar seu barco do que dirigir um carro – mas, certamente, estar em alto mar, longe de socorro rápido é um fator para se considerar, e é por isso que os mais experientes sempre recomendam que você tome todas as precauções de segurança necessárias antes de desatracar rumo a um passeio ou viagem.

(Fonte: mercurymarine.com.br)

Para compras, revisões ou manutenções, entre em contato com a Marimar. Somos autorizados Mercury Marine e temos tradição em ótimo atendimento e qualidade de serviço, desde 1970.
Clique aqui para mandar uma mensagem pelo Whatsapp ou veja outras formas de contato aqui